Criativos da Escola | Conselho do Criativos: um convite a criar junto com os estudantes

Conselho do Criativos: um convite a criar junto com os estudantes

18/02/2021 - Por Helisa Ignácio

Jovens premiados no Desafio são convidados a formar conselho consultivo para apoiar o Criativos da Escola

Em meados de 2020, o Criativos da Escola convidou seis estudantes premiados em edições anteriores do Desafio a fazerem parte do Conselho do Criativos. Desde então, os jovens conselheiros, que são de diferentes partes do Brasil, toparam a missão de criar e apoiar a equipe do programa.

Juliana Ramos (Palmas – TO), Manoela Kieling (Campo Bom – RS), Mércia Sena (Sumaré – SP), Patrícia Camila (São Gonçalo do Amarante – RN), Rodrigo Cardoso (São Gonçalo – RJ) e Silmara Nésio (Triunfo – PE) formam o time do Conselho e trazem a perspectiva das adolescências e juventudes para as ações do Criativos da Escola.

Por terem um papel consultivo, os jovens apontam sugestões para o desenvolvimento e a divulgação de campanhas, além de participarem da elaboração das ações que norteiam o Desafio Criativos da Escola. A equipe consulta o pequeno núcleo para seguir incentivando crianças e adolescentes a transformarem suas realidades.

Participantes de edições do Desafio Criativos da Escola, os conselheiros trazem para a equipe do programa reflexões importantes, desejos e inquietações próprios de quem já encarou de frente o processo de construir um projeto transformador. É o que comenta a estudante Juliana Ramos, do projeto Guarda-Chuvas Amarelos, premiado no ano de 2018:

“A gente está ali [no Conselho] para dar um suporte, para trazer a visão do jovem protagonista, do estudante, a visão de alguém que já passou pelo desafio, que foi premiado e que, agora, é capaz de reconhecer esses novos projetos transformadores”, explica a jovem.

Transformar com um misto de incentivo e orgulho

De participação voluntária, o Conselho do Criativos da Escola se conecta por alguns bate-papos online ao longo dos meses. A criação deste espaço de participação foi essencial para que o Desafio de 2020 fosse redesenhado e adaptado ao contexto da pandemia. Os jovens testaram as ações propostas pela equipe, gravaram vídeos de divulgação e tiveram a grande responsabilidade de anunciar os 50 premiados na última edição do Desafio Criativos da Escola.

“Nós conhecemos os planos finalistas. Só ideias maravilhosas, protagonizadas por jovens empenhados em ajudar suas comunidades. Esses planos de ação só precisavam de um empurrãozinho, e o Criativos foi esse incentivo”, completa Juliana.

Para Rodrigo, premiado com o projeto Xeque-Mate em 2017, o mais legal de fazer parte do Conselho do Criativos da Escola é poder continuar ajudando jovens a reconhecerem seu potencial: “Me senti feliz quando o projeto Xeque Mate, do qual faço parte, foi premiado, mas a sensação de conhecer e anunciar outros finalistas é de puro orgulho! Orgulho em ver esse pessoal fazendo algo para mudar o mundo!”, comenta Rodrigo.

Um conselho democrático, criativo e diverso

Com a criação do Conselho, o Criativos da Escola incentiva uma maior participação das crianças e dos adolescentes no desenvolvimento das propostas do programa. A ideia é ampliar ainda mais  o envolvimento dos estudantes ao movimento global Design for Change.

A primeira turma de conselheiros deve prosseguir até meados 2021, quando outros estudantes premiados receberão o convite para integrar o Conselho. Essa renovação é importante para que mais crianças e adolescentes tenham a oportunidade de construir espaços de participação cada vez mais democráticos, acessíveis, criativos e diversos.

Para a estudante Mércia, representante do Coletivo Naturalmente Cacheadas, premiado em 2018, receber o convite para participar do primeiro Conselho do Criativos da Escola foi uma surpresa. “Entre tantos jovens, eu fui uma das escolhidas para levar minhas experiências como protagonista de um projeto transformador”, afirma. O projeto continua colhendo frutos: como a melhora na autoestima de meninas crespas e cacheadas, e o fortalecimento da identidade negra da comunidade.

Conselheiros e seus projetos de transformação

Além de Juliana, Rodrigo e Mércia, o Conselho do Criativos é composto por Manoela Kieling, do projeto Tigre Branco, app de saúde mental premiado em 2018 no Desafio Criativos da Escola. Patrícia Camila também faz parte do grupo e foi premiada junto com seus colegas, no ano de 2019, com o projeto Missão Galo. Por fim, temos Silmara Nésio, que também está no time de premiados do Desafio 2019, com o projeto Consciência, Cor e Arte.

“Não há palavras para descrever a sensação de ter nosso trabalho reconhecido e de poder reconhecer o esforço de outros”, finaliza Mércia.

Redação: Laura Fontana
Edição: Helisa Ignácio