Criativos da Escola | Dúvidas sobre o Desafio

Dúvidas sobre o Desafio

O que é o Desafio Criativos da Escola?

O Desafio Criativos da Escola é uma premiação que reconhece e celebra as iniciativas de transformação da realidade protagonizadas por crianças e adolescentes de todo o Brasil.

Se você está desenvolvendo um projeto de transformação na sua escola ou instituição, aguarde a abertura das inscrições e participe do Desafio!

Quando vai acontecer o Desafio deste ano?

Em breve, divulgaremos mais informações sobre o Desafio 2021!

Acompanhe-nos em nossos perfis no Instagram e no  Facebook para não perder as novidades da próxima edição do Desafio Criativos da Escola!

Quem pode participar do Desafio Criativos da Escola?

Estudantes que estejam no Ensino Fundamental I e II ou Ensino Médio de todos os municípios do país de escolas públicas, privadas, organizações não-governamentais, coletivos, movimentos, associações comunitárias, entre outros podem participar do Desafio 2020. Os(as) estudantes participantes devem ter até 21 anos.

Educadores e educadoras são aliados(as) fundamentais em prol do protagonismo de crianças e adolescentes. Por isso, sua participação é muito bem-vinda para apoiar seus alunos e alunas nesta jornada.

Posso me inscrever no Desafio sem um(a) professor(a)?

É obrigatória a presença de pelo menos um(a) orientador em cada projeto/grupo inscrito para acompanhar o desenvolvimento das atividades.

Esta pessoa deve ter mais de 21 anos e poderá ser o(a) educador(a) orientador(a) dos(as) estudantes em escolas públicas, privadas, organizações não governamentais, coletivos, movimentos, associações comunitárias, entre outros.

É obrigatório inscrever, no mínimo, três estudantes?

Sim. É obrigatório que cada projeto inscrito tenha a participação de, pelo menos, três estudantes.

O não cumprimento desta regra resultará na reprovação do grupo.

Um(a) mesmo estudante ou professor(a) pode participar de mais de um projeto?

Sim, tanto o(a) professor(a) poderá orientar mais de um grupo, como o(a) aluno(a) poderá participar de mais de um projeto, se assim quiserem.

Há algum problema se algum membro da equipe tenha desistido?

Não há nenhum problema se, ainda que o estudante tenha saído, o grupo continue com mais de três alunos(as) integrantes. Caso contrário, recomendamos que adicionem mais uma pessoa na equipe.

Os estudantes precisam estar na mesma escola ou na mesma série?

Os(as) estudantes que compõem um grupo não precisam estudar na mesma escola, nem frequentar a mesma instituição ou estar na mesma série.

Para participarem da jornada, as crianças e adolescentes poderão simplesmente se juntar com colegas e amigos(as) com os quais compartilham o desejo de transformar algo em suas realidades.

Para inscrever um projeto na etapa Premiação do Desafio ele precisa estar finalizado ou pode estar em andamento?

Levando em consideração as dificuldades que estudantes e educadores têm enfrentado com a pandemia, projetos que tenham, pelo menos, uma ação realizada poderão ser inscritos na etapa Premiação do Desafio 2021.

Inscrevi meu projeto mas não recebi confirmação. Como proceder?

Envie um e-mail para contato@criativosdaescola.com.br informando o nome do projeto, a cidade e o estado. Dessa forma, poderemos confirmar se a inscrição foi finalizada com sucesso e averiguar se houve algum erro.

Há algum limite de inscrição de professores(as) e estudantes de uma mesma escola?

Não há limite de inscrição nem de professores(as) de uma mesma escola nem de crianças e adolescentes ainda que sejam de uma mesma instituição de ensino.

Vai ter viagem de premiação do Desafio 2021?

Seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) em relação à pandemia da Covid-19, o Criativos da Escola não realizará viagem de premiação.

Apesar disso, estamos preparando recompensas incríveis para os grupos. Aguarde o lançamento do Desafio 2021!

Quais são os critérios de seleção para os projetos premiados?

Selecionaremos os projetos mais estruturados e que, respeitando as medidas de segurança por conta da pandemia do novo coronavírus, evidenciem a empatia, a criatividade, o protagonismo e a colaboração dos(as) estudantes.

Em breve, divulgaremos mais informações com o regulamento do Desafio 2021.