Criativos da Escola | Um prêmio para estudantes que estão preservando as florestas tropicais

Um prêmio para estudantes que estão preservando as florestas tropicais

20/04/2021 - Por Helisa Ignácio

Rainforest Kids Challenge está com inscrições abertas para crianças e adolescentes do mundo inteiro enviarem suas ideias para conservação das florestas tropicais

No dia 22 de abril, o mundo celebra o Dia Mundial da Terra. A data representa a luta em defesa do meio ambiente e promove a reflexão sobre a importância do planeta e o desenvolvimento de uma consciência ambiental.  As florestas tropicais correspondem a 6% da superfície da Terra, e é neles que vivem 50 milhões de pessoas e 2/3 de toda a biodiversidade do planeta. Entretanto, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), somente em 2019, a Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, sofreu o maior índice de desmatamento da última década, chegando a 85% a mais em comparação com 2018.

Para mobilizar estudantes sobre a importância de se conservar as florestas tropicais do planeta, o movimento global Design for Change – no Brasil, representado pelo Criativos da Escola -,  realiza o Rainforest Kids Challenge. Com inscrições até dia 31 de agosto, o desafio premiará crianças e adolescentes do mundo inteiro, que estão criando soluções para preservar as florestas tropicais e, assim, contribuindo para o enfrentamento da crise climática e para a construção de um futuro próspero, justo e sustentável. O prêmio conta com o apoio do XPRIZE Rainforest Alana.

As iniciativas devem ser enviadas em um dos quatro idiomas disponíveis na plataforma da premiação (português, inglês, espanhol e francês). O prêmio para as equipes de estudantes que mais se destacarem será divulgado em breve. A celebração dos premiados acontecerá em evento global online no mês de novembro.

Saiba mais sobre o Rainforest Kids Challenge

O prêmio é desenhado a partir da metodologia pedagógica de geração de impacto do Design For Change (Sentir, Imaginar, Fazer e Compartilhar) e busca projetos inovadores, possíveis de serem desenvolvidos a partir da tecnologia, fáceis de replicar, escaláveis e sustentáveis.

Sobre o Design for Change
O movimento global Design for Change (DFC) está presente em 70 países e já impactou mais de 2 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo. Criado pela designer indiana Kiran Bir Sethi, em 2009, o DFC atua a partir de uma metodologia de elaboração de projetos dividida em quatro etapas (representadas pelos verbos sentir, imaginar, fazer e compartilhar), com o objetivo de estimular crianças e jovens a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança.

No Brasil, o movimento é representado pelo Criativos da Escola, programa do Instituto Alana, que encoraja crianças e jovens a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança. O protagonismo, a empatia, o pensamento crítico e o trabalho em equipe são os pilares centrais do projeto que busca envolver e estimular educandos e educadores de diferentes áreas no engajamento e na atuação em suas comunidades.

Sobre o XPRIZE Rainforest Alana
Lançado no dia 19 de novembro de 2019, o XPRIZE Rainforest Alana tem como missão mapear a biodiversidade das florestas tropicais para reforçar que a floresta em pé vale mais que derrubada. A competição tem duração de quatro anos e os participantes inscritos oferecerão tecnologias acessíveis para o mapeamento completo da biodiversidade das florestas tropicais. O inventário servirá para o desenvolvimento de soluções inovadoras que possam acelerar a bioeconomia e fortalecer os povos da floresta. Mais informações: xprize.org/prizes/rainforest.