Criativos da Escola | Perguntas Frequentes

O que é o Criativos da Escola?

O Criativos é um dos programas do Instituto Alana e tem como propósito encorajar crianças e adolescentes a mudarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas e fortalecendo seu efetivo direito à participação.

Como representante do movimento Design For Change no Brasil, desenvolvemos ações de formação, de reconhecimento e de valorização voltadas a estudantes e educadores(as) que desejam transformar suas comunidades desde 2015.

Como surgiu o Criativos?

O Criativos da Escola surgiu no Brasil, em 2015, como um programa do Instituto Alana e representando o movimento global Design for Change (DFC) no país.

Lançado na Índia em 2009, o DFC foi criado pela designer e educadora Kiran Bir Sethi, que fundou e dirige até hoje a escola Riverside. Ao abrir o colégio em 2001, o desejo de Kiran era de transformá-lo em um espaço centrado no protagonismo dos(as) estudantes, utilizando as ferramentas do design thinking para criar um verdadeiro laboratório em que os alunos e alunas participassem ativamente de seus processos de aprendizado.

Clique aqui e saiba mais sobre o DFC!

Como conhecer a história do movimento global Design for Change (DFC)?

Um dos marcos do DFC foi a realização da palestra de Kiran na série de conferências Ted Talk. Clique aqui e confira a apresentação da educadora indiana com legenda em português e saiba mais sobre como surgiu esse movimento.

O que é o Instituto Alana?

Organização da sociedade civil sem fins lucrativos, o Instituto Alana tem como missão de honrar a criança e começou suas atividades em 1994 no Jardim Pantanal, zona leste da cidade de São Paulo (SP).

O Instituto conta, hoje, com programas, plataformas e pesquisa que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância e é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013.

Clique aqui e acesse o site do Alana!

Quando surgiu o Criativos da Escola

O programa nasceu na Índia em 2009. Ele foi criado por uma designer indiana, a Kiran Bir Sethi, que fundou e dirige até hoje a Riverside School, na cidade de Ahmedabad. Quando Kiran abriu sua escola, em 2001, ela resolveu usá-la como um verdadeiro laboratório, experimentando com as ferramentas do DESIGN no currículo e estimulando as crianças a participarem ativamente de seus processos de aprendizado. O resultado foi tão bom que, em 2009, ela resolveu que era hora de espalhar a ideia, e para isso criou o Design for Change.

Em 2015, o Instituto Alana fez o lançamento oficial do Design for Change no Brasil e o projeto ganhou um novo nome: Criativos da Escola.

Quem pode participar do Criativos da Escola?

A abordagem do Criativos da Escola pode ser utilizada e adaptada para todas as faixas etárias. Nossa sugestão é que o projeto seja desenvolvido com crianças e jovens do Ensino Fundamental I e II ou Ensino Médio.

Em nossa área de Apoio Educativo, você pode encontrar materiais criados para auxiliar o desenvolvimento de projetos de transformação.

O Criativos da Escola só pode ser realizado em escolas?

O projeto pode acontecer em espaços de educação formal (escolas) e não-formal. Vale qualquer instituição educativa que reúna um grupo de crianças ou adolescentes sob a mediação de um educador (como, por exemplo, ongs, associações, clubes, espaços comunitários, serviços de acolhimento e sócio-educativos etc).

Quero implementar o projeto na minha escola, o que fazer?

O Criativos da Escola é direcionado para todos os educadores do país: é totalmente gratuito e pode ser adaptado conforme sua realidade.

Para começar, sugerimos que você apresente a iniciativa a outros professores e à equipe gestora da escola ou da instituição social em que trabalha (ONG, entidade que atende crianças e jovens no contraturno da escola etc).

Se outros educadores se interessarem em realizar o projeto, vocês poderão trabalhar juntos, seja com a mesma turma de alunos ou com turmas diferentes. O apoio da coordenação pedagógica ou da direção também facilitará a implementação.

Mas não se preocupe se não houver engajamento da sua organização: implemente o projeto individualmente com suas turmas. Ao compartilhar os resultados muitos se surpreenderão e poderão se mobilizar da próxima vez.