Criativos da Escola | Apoio Educativo

Para começar um projeto

O protagonismo dos estudantes conta com o apoio fundamental de seus professores e professoras dentro e fora das escolas.

Para contribuir com práticas educativas que fortaleçam o protagonismo de crianças e adolescentes, o Criativos fornece materiais e realiza formações presenciais e à distância, contando com os acúmulos de mais de 20 anos de atuação do Instituto Alana e do movimento global Design for Change.

Alinhado às pedagogias problematizadoras e participativas de ensino-aprendizagem (trabalhadas por autores como Paulo Freire e John Dewey), o Criativos concebe o papel ativo dos educandos e articula aprendizagem e participação cidadã como partes de um mesmo processo educativo.

"Depois do Criativos, sou outra pessoa e hoje tenho noção do meu papel de multiplicadora nesse fazer pedagógico preocupado em resolver problemas e contribuir para que esses meninos se sintam protagonistas de sua própria história”

Lourdes Ramos, professora de Alagoinhas (BA)

"Muitas vezes, no dia a dia, a gente acaba desanimando, e os encontros do Criativos fizeram a gente respirar. Voltar o amor pela profissão, e não pensar somente nos problemas, mas nas coisas positivas e no que a gente pode melhorar. Eu acho que é o mais bacana!"

Rafaela Gonzaga, professora de Beberibe (CE)

4 verbos para a transformação

A nossa proposta para o desenvolvimento de projetos se baseia em 4 verbos/etapas que podem ser adaptadas a diferentes contextos escolares, de acordo com os objetivos, os recursos e as necessidades identificados pelos educadores. Por meio dos 4 verbos, motivamos os alunos e alunas a aprenderem colocando a mão na massa e propondo soluções para questões que os incomodam.

ícone de um coração

Sentir

Como praticar uma escuta atenta e exercitar nossa empatia?

A conexão com os sentimentos é uma maneira de conhecermos a nós mesmos e aos outros.

Ícone de uma lâmpada

Imaginar

Para onde a criatividade pode nos levar?

Quando escutamos abertamente, podem surgir uma infinidade de caminhos transformadores.

Ícone com duas engrenagens

Fazer

Do que precisamos para “colocar a mão na massa”?

Acreditar nos nossos sonhos é o ingrediente inicial para essa empreitada.

Saiba mais!
Ícone de um balão de fala

Qual o sentido de compartilhar?

Quando compartilhamos, podemos sensibilizar outras pessoas, transformar olhares e encorajar novas ações transformadoras

Nossos Materiais

Arte com fundo azul, em que está escrito Material de Apoio em destaque no centro. Ao lado do texto, há uma faixa rosa com perninhas. E embaixo, o site do Criativos da Escola

Material de Apoio ao Educador

Um guia com a abordagem de trabalho baseada em 4 passos (Sentir, Imaginar, Fazer e Compartilhar) e diversas atividades que podem ser adaptadas à prática docente.

Baixe aqui!
Arte colorida com diversas ilustrações de pessoas conversando, brincando e etc. Ao centro há um quadro com o logo do Criativos da Escola e do jogo A Missão

Jogo A Missão

Um jogo de quatro fases para concretizar um projeto de transformação! Cada uma delas apresenta um desafio e as cartas ajudam no desafio de transformar sua escola e comunidade.

Guia de Viagem Pelo Aqui e Agora

Livro de bolso com proposições que provocam os estudantes a continuarem próximos dos seus territórios, atentos e sensíveis às belezas e aos inesperados que os rodeiam.

Clique aqui e viaje com a gente!

Livro dos Encontros

Livro de bolso com convites para estimular os alunos e alunas a viverem encontros surpreendentes, invisíveis, nutritivos, nômades, irrepetíveis, entre outros

Conheça o livro!

Criativos Indica