Criativos da Escola | <strong>Alexis se comunica por sinais</strong>

Espanha

Alexis se comunica por sinais

Temas

• ambiente escolar
  • inclusão
Foto de fundo de um salão, em que há crianças sentadas enfileiradas assistindo a um telão com o logo do Design For Change.

Espanha

Ilhas Canárias

ODS

23/04/2021 - Por Helisa Ignácio

Depois de refletir sobre as questões que poderiam melhorar na FET Santa Teresa de Jesus Las Palmas, escola localizada nas Ilhas Canárias (Espanha), uma turma de estudantes chegou à conclusão que poderia fazer algo para se comunicar com as pessoas surdas. Na escola, havia um colega surdo e eles buscaram saber melhor sobre sua realidade, para assim, pensarem propostas para que a comunidade escolar incluísse e dialogasse com as pessoas surdas.

As ideias para aprender e divulgar a língua de sinais foram várias. Na chuva de ideias dos alunos teve chip para anexar a um óculos inteligente, teve aplicativo de tradução de língua de sinais, teve relógio para projetar os sinais, entre muitas outras soluções criativas. Em assembleia, decidiram que imprimiriam o alfabeto em língua de sinais e solicitaram à direção da escola espaços para expor o trabalho.

Além disso, fizeram aulas para aprender a língua de sinais que resultou em um clipe musical traduzido, que foi um presente para o colega surdo que inspirou a mobilização. Criaram ainda uma enciclopédia da língua de sinais que passou a fazer parte da biblioteca da escola. Por fim, a turma elaborou uma carta para solicitar que tivessem uma disciplina para aprender a língua de sinais.

Veja projeto completo no site do Design For Change (em espanhol)!