Criativos da Escola | Desafio 2020: uma jornada de missões para estudantes de todo o país

Desafio 2020: uma jornada de missões para estudantes de todo o país

18/08/2020 - Por Helisa Ignácio

Desafio Criativos da Escola muda e convoca crianças e adolescentes a cumprirem missões individuais e coletivas com a possibilidade de ganharem recompensas

Hoje, 18/08, começa a sexta edição do desafio que mobiliza estudantes e educadores(as) em todo o Brasil. O Desafio Criativos da Escola 2020 está no ar!

O Desafio 2020 chega em um formato diferente das edições anteriores. Com os obstáculos impostos pela pandemia do novo coronavírus, a premiação foi reconfigurada e, agora, será um jornada criativa com diversas missões que já podem ser cumpridas por estudantes do ensino fundamental ou médio de todo o território nacional.

Para participar, os alunos e alunas poderão clicar aqui e acessar a página do Desafio 2020.

Confira abaixo o vídeo de lançamento do Desafio:

A sexta edição do Desafio está organizada em três etapas: Fagulha, Chama e Premiação.  A jornada pretende inspirar crianças e adolescentes para que se reconheçam como protagonistas das transformações que desejam ver no mundo e, assim, convidá-los a planejar uma ação coletiva para melhorar sua realidade.

+ Entenda o que mudou para o Desafio 2020

A etapa Fagulha já está no ar!

Até o dia 4 de setembro, crianças e adolescentes poderão participar das quatro missões da etapa Fagulha na página do Desafio 2020. Esta primeira etapa do Desafio é individual e quem participar poderá ganhar recompensas incríveis!

Veja como participar aqui!

Próximas etapas

A partir do dia 15/09, se inicia a Chama, uma das etapas coletivas da jornada. Ao realizarem as missões, os grupos de estudantes terão subsídios para construir um plano de ação que tenha o objetivo de transformar a realidade em que vivem. A terceira e última etapa do Desafio é a Premiação e terá inscrições abertas no dia 13 de outubro.

A partir do dia 8 de setembro, estudantes e educadores(as) poderão conferir mais informações sobre estas etapas no site do Criativos da Escola.

Diferentemente dos anos anteriores, o Desafio irá premiar planos de ação e não mais projetos finalizados. A premiação irá selecionar os planos de ação mais bem estruturados e que evidenciem a empatia, a criatividade, o protagonismo e a colaboração das crianças e dos adolescentes. Para inscrever o plano de ação, os estudantes podem ou não ter participado das outras etapas da jornada.