Criativos da Escola | Chama Na Pista: 3ª missão da Etapa Chama do Desafio 2020

Chama Na Pista: 3ª missão da Etapa Chama do Desafio 2020

11/09/2020 - Por Gabriel

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o Desafio Criativos da Escola 2020 teve que ser reconfigurado e, diferentemente das edições anteriores, agora, ele está organizado em três etapas: Fagulha (já encerrada), Chama e Premiação.

A segunda etapa, Chama, começou e vai até o dia 02 de novembro. Os estudantes do ensino fundamental e médio de todo o Brasil deverão formar equipes para cumprir as seis missões desta etapa.

Os grupos devem ter, no mínimo, três estudantes e um/a educador/a responsável. Durante toda a jornada, os participantes devem respeitar as orientações das autoridades de saúde e os cuidados necessários de isolamento social contra o novo coronavírus.

Missão #3: Chama Na Pista

A terceira missão das equipes é investigar mais sobre as causas do problema a ser enfrentado. Para isso, os grupos devem buscar todas as pistas possíveis. Podem falar com outras pessoas para ter novos pontos de vista e pesquisar informações que ajudem a entender os reais motivos desta situação.

Para cumprir a missão, as equipes devem enviar  um vídeo de até um minuto sobre as causas do problema e responder a uma pergunta.

+ Para participar da missão, acesse o site do Desafio 2020

Não serão aceitos imagens, vídeos e textos que contenham conteúdo impróprio ou inadequado à infância e juventude, nem que desrespeitem os direitos humanos ou que expressem qualquer tipo de discriminação.

#ParaInspirar

O Criativos da Escola elaborou algumas reflexões que podem inspirar os grupos durante a investigação sobre as causas do problema que querer enfrentar. São elas:

• Que tal pedir dicas de fontes de pesquisa para seus professores(as)?
  • E se vocês conversarem com as pessoas mais afetadas por este problema para saber como se sentem e o que pensam?
  • Aproveitem essas conversas para identificar quais são as atitudes das pessoas que causam esse problema ou tornam ele ainda pior.
  • A partir do que encontraram, listem as causas do problema que descobriram e contem para nós ao cumprir esta missão.

+ Participe da missão Chama Na Pista

#SeLigaNaIdeia

Depois de mergulhar em pesquisas e conversas, as equipes terão elementos para refletir sobre as causas do problema. No vídeo abaixo, poderão conhecer a técnica dos 5 Porquês e ir mais a fundo nesta investigação!

#EntrandoDeCabeça

Na matéria especial abaixo, as equipes poderão conferir 3 passos para realizar uma pesquisa sobre o problema e suas causas:

Passo a passo para investigar o tema do plano de ação ou do projeto

+ Confira a 4ª missão da etapa Chama: Chama Na Ação