Criativos da Escola | Chama Na Ação: 4ª missão da Etapa Chama do Desafio 2020

Chama Na Ação: 4ª missão da Etapa Chama do Desafio 2020

11/09/2020 - Por Gabriel

Missão #4: Chama Na Ação

Agora é a hora de ter ideias. Na quarta missão, as equipes devem formular maneiras criativas para solucionar o problema escolhido. Para isso, podem fazer uma tempestade de ideias, discutir as sugestões e escolher as ações que podem enfrentar as causas do problema.

Para cumprir esta missão, os grupos irão preencher o formulário, contando o que planejam fazer e quais os objetivos que desejam alcançar com essas ações.

Não serão aceitos conteúdos impróprios ou inadequados à infância e juventude, nem que desrespeitem os direitos humanos ou que expressem qualquer tipo de discriminação.

O Criativos da Escola elaborou algumas reflexões que podem inspirar os grupos no processo de elaboração das atividades. São elas:

• Que tal recapitular as causas do problema? Elas são valiosas para inspirar vocês a criar as ações.
  • Às vezes, travamos no momento de ter ideias. Experimentem formular suas propostas a partir do “E se….?”
  • Criticando demais as ideias dos colegas? Ou se apegando a algumas propostas? Olho aberto para não cair nestas armadilhas.
  • Quando for o momento de escolher as ações, se perguntem: esta ideia enfrenta as causas do problema?

+ Participe da missão Chama Na Ação

Para pensar em ações possíveis, os grupos devem ampliar o olhar além das causas do problema e pensar também nos potenciais de sua comunidade. Como sugestão, podem conferir o vídeo abaixo da coordenadora do Criativos, Angélica Garcia.

Para os grupos terem ainda mais recursos para cumprir esta missão, preparamos uma matéria especial sobre como pensar em ações transformadoras. Confira no link abaixo:

Como definir quais serão as ações do meu projeto ou plano de ação?

+ Conheça a 5ª missão da etapa Chama: Chama Todo Mundo